ENTRE DUAS GUERRAS

A situação na Síria está cada vez mais insustentável. A forma política ditatorial deixa um país esfacelado, dividido por facções.

A guerra está longe de ter uma iminente paz. Por um lado, lutam grupos que tentam derrubar o presidente, por outro lado, tem os que permanecem fiéis ao ditador.

Nesta guerra de forças uma coisa é certa: mutos civis acabam pagando com a própria vida, sem nem ao menos ter dito uma só palavra contra ou a favor do regime.

Assistindo ao noticiário de ontem (28/11/12, na Band News, vimos que os Sírios estão emigrando para o Brasil, cidade de São Paulo, indo para casa de parentes, a fim de fugir de uma luta que eles não concordaram.

Ao mesmo tempo que assistia a matéria sobre a vinda de Sírios para São Paulo, fugindo de sua terra natal, por causa da violência, vinha à minha mente a questão: eles estão fugindo de uma guerra e vão entrar em outra.

São Paulo é hoje um campo de guerra, salvaguardando as devidas proporções em relação à Síria. Policiais, traficantes, civis, uma violência onde não existem regras para distinguir quem é quem nesta batalha.

Esperamos que esta batalha tenha um final. Certamente os Sírios que aqui chegam, preferem esta guerra à outra.

Comentários